sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quais os benefícios dos SUCOS de UVA?

Postado por Maria Ripardo (Bia) 17:24


Tomar apenas um copo de suco de uva escura por dia é um santo remédio.

Os bioflavonoides, os taninos e o resveratrol encontrados na fruta são os responsáveis pelos benefícios à saúde. 

"A substância mais importante é o resveratrol, um composto fenólico que fica na casca da uva,antibiótico natural produzido pela videira para proteger os frutos contra fungos. Ele funciona como um protetor do alimento contra o ataque de vírus e fungos".



Essa ação também é feita em nosso organismo: o resveratrol combate a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral (o popular derrame). A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o uso diário do suco





. 
E não é só: a bebida ainda age contra o câncer, contribuindo para a redução da incidência de tumores, principalmente os de pulmão, intestino e cólon. De acordo com pesquisas publicadas no periódico americano Journal of Nutrition, os compostos antioxidantes encontrados nas uvas previnem danos ao DNA e evitam que uma célula se torne maligna.
Saudável e jovem

Os 20 antioxidantes presentes na uva (especificamente na casca da espécie roxa ou rosada - as uvas brancas e verdes não contêm as mesmas substâncias) agem em sinergia para combater os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.

· O suco repara as células do corpo e ajuda a prolongar a juventude da pele.

· Favorece as funções hepáticas (do fígado) e é um valioso estimulante digestivo.

· Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa fadiga).

· Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado para pessoas que consomem carne em excesso.

· Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.


   
Compra certeira

Existe uma variedade enorme de refrescos de uva nos supermercados. Mas é bom ficar atenta ao rótulo dos produtos: quanto menor for a quantidade de polpa da fruta na bebida, menor é seu valor nutricional. Os benefícios do resveratrol são alcançados só nas fórmulas concentradas e integrais. Aprenda a diferenciar:

Natural integral
Possui 100% de polpa de fruta, por isso é o tipo que apresenta a composição mais próxima à do vinho. Não contém açúcar nem é diluído em água. Normalmente é vendido em garrafas de vidro e seu custo é um pouco mais alto.

Néctar
Tem de 20% a 30% de polpa na composição. Leva adição de água, açúcar, corantes e aromatizantes. É vendido em embalagens de caixinha Tetra Park.

Refresco
Com 2% a 10% de uva na fórmula, está na categoria das bebidas à base de soja com sabor de frutas.


Suco de uva – Conheça vários outros benefícios 


 
O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. é pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia, da convalescença.


O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.


Do ponto de vista terapêutico trata-se de um dos mais preciosos sucos. O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, constituindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também, pela uva e folhas de parreira).
Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado à pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne.

O suco de uva é um valioso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia


 


O tratamento com suco de uva é utilizado nas dietas de desintoxicação, pois:

-melhora o estado da maior parte dos doentes; 
-regenera as células do fígado e dos rins; 
-purifica o sangue;
-a ação laxativa poderosa, mas suave da uva, limpa o intestino de suas fermentações putrefativas;
-é depurativo e renova o plasma do sangue.


A sua riqueza em vitaminas e sais minerais confere-lhe poder no combate a várias doenças, entre elas:

- Aperiente peitoral, anti- escorbútica, reumatismo, gota, artrite, hipertensão, prisão de ventre, anemia, hipercolesteroemia, depressão, eczema e hepatite.

Além disso é diurética, tônica, reconstituinte, ativadora das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, antiinflamatória, calmante e adstringente. Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia. Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações grastrointestinais.

Beneficia todo o aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações.

Deve-se tomar vários copos ao dia para fins terapêuticos.
Alguns estudos indicam uma baixa incidência de câncer nas regiões da França onde a monodieta de uva é feita uma vez por ano.

Em casos de câncer, obesidade e/ou desintoxicação recomenda-se a dieta de uvas ou sob a forma de suco de uva durante três dias: no primeiro dia consome-se 1 kilo de uvas ou suco de uva. As frutas devem estar bem maduras e isentas de produtos tóxicos. Pode-se aumentar a quantidade até 3 kilos por dia, distribuída em 6 a 8 refeições ao dia. Esta dieta só poderá ser feita sob supervisão médica.
 
O suco de uva deve ser consumido isoladamente e não quando se consomem outros alimentos, para que se aproveitem todas as suas qualidades nutritivas.
Sob o aspecto nutricional, os principais constituintes do suco de uva são: água, açucares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.

Minerais

O que pode fazer por você: Eles são vitais para nossa saúde. Sem eles, o corpo não poderia atingir um estado normal de saúde. Os minerais geralmente funcionam em parceria com as vitaminas, ajudando-as a chegar mais depressa nos lugares onde são necessárias. As vitaminas também fazem o mesmo pelos minerais. Eles protegem as células e fazem dentes e ossos fortes e pele saudável. Eles tem papel importante na pressão sanguínea, no funcionamento perfeito do coração, na recuperação de ferimentos, nas funções musculares, no equilíbrio dos fluídos, no sistema reprodutor e muito mais. O álcool, o fumo, o cozimento de vegetais, carnes e comidas processadas, podem causar esta deficiência. A seguir, relacionamos os principais minerais encontrados no suco de uva e suas descrições.

Potássio

O suco de uva é rico em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula as batidas do coração. O potássio, juntamente com o sódio, regula a quantidade de água no organismo e transporta os nutrientes da corrente sanguínea para dentro da célula. Excesso de açúcar, diuréticos, laxativos, sal em excesso, álcool e stress podem tornar este precioso mineral deficitário. Após o consumo de suco de uva, a excreção da urina, atinge, muitas vezes, o volume superior à quantidade ingerida. Os sais de potássio, em geral são citados como a causa desse fenômeno.

Ferro

O ferro é essencial à vida. Produz hemoglobina, a mioglobina e certas enzimas. O ferro ajuda no crescimento, previne a fadiga e defende o organismo contra doenças. O ferro é o mineral que ajuda a vitamina B a ser mais bem aproveitada pelo organismo.

Magnésio

O magnésio tem a propriedade de relaxar nervos e músculos. Conhecido como o mineral "anti-stress", ele também influencia no relaxamento dos nervos. Ele converte o açúcar do sangue em energia. Este mineral auxilia nosso organismo a aproveitar a vitamina C, o cálcio, o fósforo, o sódio e o potássio de maneira eficiente. O magnésio ajuda a manter dentes sadios e dá alívio temporário à indigestão.

Cálcio

Este mineral é vital à nossa saúde. A falta de cálcio pode causar a redução na estatura, perda de dentes, dor nas costas, ossos porosos sujeitos a fraturas, agitação, depressão, hipertensão, insônia e palpitação. O cálcio mantém os dentes fortes e ajuda o corpo a utilizar o ferro. O stress, a falta de exercícios, os antibióticos, as aspirinas, os óleos minerais, o excesso de consumo de gorduras, além de outros fatores, podem causar a deficiência de cálcio no organismo.

Manganês

Ajuda a nutrir o sistema nervoso, o cérebro e a regular as funções musculares, é importante para o metabolismo de proteínas e lipídeos, à saúde dos nervos, do sistema imunológico e normalização do nível de açúcar no sangue.

Cobre

Converte o ferro em hemoglobina e é essencial ao aproveitamento da vitamina C pelo organismo, melhora as respostas imunológicas, a resistência ao estresse e as doenças de caráter crônico e/ou degenerativa.
 
Fósforo

É o segundo mineral mais importante no corpo, e está relacionado com o desenvolvimento do esqueleto, dos dentes, das funções renais, nervos e características genéticas. É importante para a regularidade do coração.

Zinco

Esse mineral essencial é necessário a todos. Ele é, o assim dizer, "a centelha da vida", mantendo o corpo saudável. Auxilia na formação de insulina. Exerce fator normalizado sobre a próstata e é importante no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.

Sódio

Regula e mantém o equilíbrio hídrico no organismo. É fator importante na transmissão dos impulsos nervosos e relaxamento muscular. O sódio é também requerido para a absorção de glicose.

Lítio

Auxilia no tratamento da depressão.

Vitaminas

Uma dieta bem balanceada é composta de alimentos que contém vitaminas, que são essenciais e vitais para uma vida saudável. As vitaminas são substâncias indispensáveis ao metabolismo celular e ao crescimento, que devem ser fornecidas ao organismo e não produzem calorias. O suco de uva é rico em vitaminas , dentre elas, A, B1, B3,B6,C,ácido fólico e ácido pantotênico.

Vitamina A
É necessária à boa visão, poderoso antioxidante, previne doenças cardíacas, câncer de mama, pulmão, próstata e cólon. Torna a pele, dentes, cabelos e unhas saudáveis.

Tiamina (vitamina B1) 

Transforma carboidratos em energia e é conhecida "a vitamina do humor", em razão de seus efeitos benéficos no sistema nervoso e atitude mental positiva. Ela ajuda na digestão e crescimento. Sua deficiência está associada à fadiga precoce, perda de apetite, irritabilidade e falta de concentração.

Riboflavina (vitamina B2)

Estimula o crescimento, ajuda a manter a pele, unhas e cabelos viçosos, importante para o trabalho muscular durante a atividade física. Beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos.
Niacina (vitamina B3)

Atua na digestão e alivia as perturbações gastrintestinais. Previne e alivia enxaqueca. Melhora a circulação e reduz a pressão alta no sangue. Reduz o colesterol e triglicérides. Propicia uma pele de aspecto mais saudável.

Piridoxina (vitamina B6)

Além de importante para o sistema nervoso, atua no metabolismo protéico, favorecendo a formação da proteína muscular. Sua deficiência está associada à anemia, distúrbios nervosos e fraqueza muscular.

Acido Fólico (vitamina B9)

Necessário para síntese de hemáceas saudáveis, prevenindo a anemia. O organismo precisa do ácido fólico para o processo de recuperação de doenças e no funcionamento prefeito do trato intestinal.

Ácido Pantotênico (vitamina B5)

Protege as membranas contra infecções, é essencial para a produção de anticorpos, ajuda a síntese de colesterol e, ainda mantém a flora intestinal em bom estado.

Ácido Ascórbico (vitamina C)

Vitamina C, ou "vitamina protetora", é essencial na proteção e formação das células. Ela ajuda o organismo a resistir à infecções. É importante na recuperação de doenças, necessário na formação de dentes e gengivas fortes. Essa vitamina contribui para a absorção de fero pelo organismo, oferece proteção contra agentes cancerígenos e ajuda no tratamento e prevenção do resfriado. Reduz a pressão arterial.

Aminoácidos

Os aminoácidos são elos da corrente de proteínas. São essenciais à saúde porque ajudam a formar, recuperar, renovar e prover fontes de energia. Se algum aminoácido essencial está deficitário ou ausente, todos os outros vão se tornar deficientes e deverão ser repostos através de alimentação e complementos. À seguir, relacionamos os principais aminoácidos encontrados no suco de uva.

Ácido Glutâmico

Acredita-se que aproximadamente a metade da composição de aminoácidos do cérebro é composta de ácido glutâmico, "o combustível do cérebro".
Alanina
Mantém constantes os níveis d glicose no sangue. É indicada nos casos de hiperglicemia. Importante no aumento dos linfócitos e na imunidade. Desempenha papel significativo na prevenção de cálculos renais.

Arginina

Melhora o sistema imunológico, aumenta espermatogênese, melhora a fadiga física e mental, promove a baixa de colesterol, inibidora do crescimento do câncer, tem ação antiesclerótica.

L-Glutamina

Melhora o comportamento de doenças psiquiátricas, melhora a capacidade de aprendizagem e de memorização, é usada no tratamento de úlceras gástricas, é importante no tratamento ao alcoolismo, fadiga, senilidade e compulsão por doces.

Observação: Se você tem problemas de diabete, hiperglicemia, hiperglicemia ou qualquer outro problema de açúcar no sangue, deve consultar seu nutricionista para estabelecer quantidades a serem ingeridas de suco de uva.
Suco de uva
Ingredientes:
1/2 litro de água filtrada
2 colheres (sopa) de mel
40 uvas niágara
solução de hipoclorito

Modo de Preparo:
Lave 40 uvas niágara sob água corrente e coloque-as em solução de hipoclorito, seguindo as orientações do fabricante. Escorra a água e bata as uvas no liquidificador com 1/2 litro de água filtrada ou mineral e 2 colheres (sopa) de mel, até ficar homogêneo. Coe a mistura, espremendo bem o bagaço. Despeje em 2 copos e sirva.


Diferença entre os SUCOS DE UVA e o VINHO

Cor vibrante, aroma de frutas vermelhas, doçura natural e um toque de acidez.

Essas são características que marcam os sucos de uva produzidos em boa parte das vinícolas brasileiras. Simples, o produto é obtido por meio de um processo no qual os cachos de uva são colhidos manualmente, depois a fruta é esmagada e, em seguida, engarrafada. Sem a adição de açúcar, água ou conservantes.




Felipe Reis/Folha Imagem
Garrafas de suco de uvas das vinícolas Aurora, Casa de Madeira e Salton


"Slow Food, Slow Drink, essa é a nova onda." É assim que o enólogo da Salton, Lucindo Copat, 59, explicou a tendência do suco de uva. E faz sentido: a bebida é 100% natural e integral e traz benefícios à saúde, muitas vezes também associados ao vinho.

A bebida difere do vinho, no entanto, em pontos básicos: "É feito com uvas de mesa, que são ricas em polpa, enquanto o vinho é feito com uvas viníferas, que só têm líquido", diz o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, Gustavo Andrade de Paulo.


Tanque de tratamento enzimatico para producao de suco de uva.



Em relação ao processo de produção, o suco de uva é resultado apenas do esmagamento da fruta e da extração de seu líquido. O vinho, depois dessa etapa, passa pela fermentação. "As uvas viníferas costumam ter mais concentração de açúcar, o que facilita a transformação do açúcar em álcool."



Mercado aquecido

Para atender ao crescimento da demanda de um público que busca cada vez mais incorporar produtos saudáveis no cardápio do dia a dia, as vinícolas brasileiras, concentradas no Rio Grande do Sul, têm feito largos investimentos no setor, que cresceu 400% nos últimos cinco anos, segundo o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin).

Num ano em que a safra de uva caiu cerca de 15%, a novidade se concentrou nos números envolvidos no mercado de suco: 45% das uvas de mesa foram destinadas à produção da bebida. Para aproveitar esse impulso, o setor receberá um investimento de R$ 1,7 milhão no Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, ação que tem por trás institutos como o Ibravin e o Ibraf (Instituto Brasileiro da Fruta).

Para a safra de 2010, a vinícola Perini, localizada em Garibaldi (RS),  investiu R$ 2 milhões na produção do suco Jota Pê, que teve um crescimento aproximado de 90% no último ano, segundo o diretor de marketing da marca, Pablo Onzi Perini, 25. O suco de uva branco deve dobrar sua produção no mesmo ano.

Completando cem anos, a vinícola Salton ultrapassou a marca de 1 milhão de litros de suco no ano, contra 18 mil litros produzidos há cinco anos. "Por conta desse crescimento exponencial, este ano estamos quase sem suco. Tivemos de segurar as vendas para termos produtos até fevereiro do ano que vem, quando lançaremos a nova safra", diz o enólogo da vinícola.

Boa parte do aumento da produção tem explicação no investimento massivo que a Salton fez em maquinários, sobretudo em tanques italianos de inox, que armazenam a bebida durante o ano, sem ter de envasar todo o volume produzido em plena safra. Equipamentos de tecnologia avançada, que extraem o líquido da fruta e o engarrafam com mais velocidade, também ganharam atenção.
 
Líder do mercado no país, a Aurora tem a expectativa de crescer 45% do ano passado pra cá. A marca lançou sua primeira safra de suco de uva branco e manteve o selo do Instituto do Coração conquistado em 2008, que confirma que a bebida faz bem à saúde. Também faz parte de sua gama de produtos o suco kosher, com o certificado Halal.

Na mesma linha, a Casa de Madeira, do grupo Valduga, desenvolveu um suco certificado, cujo processo de produção é supervisionado por um rabino. Lançado há três meses, já foram vendidos mais de 20 mil litros da bebida, segundo a diretora comercial do grupo, Juciane Casagrande. Com o aquecimento do setor, prevê ainda o lançamento de uma linha de suco de uva orgânico para o ano que vem.
 
Nas propriedades da família Valduga, em Bento Gonçalves (RS), o suco surgiu em 1992. Havia dois caminhos para a vinícola, que tinha grande parte das terras ocupadas com uvas comuns. "Ou cortávamos as parreiras e plantávamos uvas viníferas ou as mantínhamos para desenvolver um produto alternativo", conta Juciane.

O grupo optou pelo segundo caminho e hoje a Casa de Madeira, que também produz produtos como geleias e balsâmicos, é responsável por cerca de 40% do faturamento da empresa. E lá o suco é 100% envasado durante a safra.

Depois da seleção minuciosa dos cachos, a uva, ainda com a casca, passa por um processo que dura 23 minutos: entra numa máquina, é submetida a um superaquecimento e, em seguida, a bebida obtida é conduzida até a garrafa. "O tempo curto faz com que o suco mantenha suas características aromáticas, e, com o choque térmico, há o processo de pasteurização. Assim, não é preciso adicionar conservantes."

Mas, atenção: o suco, quanto mais jovem, melhor.

Onde encontrar

Aurora
www.vinicolaaurora.com.br
Tel.: 0/xx/54/3455-2000

Casa de Madeira
www.casavalduga.com.br
Tel.: 0/xx/54/3453-5678

Perini
www.vinicolaperini.com.br
Tel.: 0/xx/54/2109-7300

Salton
www.salton.com.br
Tel.: 0/xx/11/2281-3300



Fontes de pesquisas:http://www1.folha.uol.com.br,http://mdemulher.abril.com.br/,http://portal3.process.com.br(FAURGS (Faculdade de Agronomia da Universidade do Rio Grande do Sul),
http://irmaosmolon.com.br
Reações:

Categorias

A história do vinho no BRASIL (1) A história dos Queijos (1) ABS no Ceará (1) Acessórios para VINHOS (1) Adegas Pão de Açúcar (1) Agace e Maria Ripardo (1) Aprendendo sobre queijos e vinhos (1) Artur Azevedo e Carlos Santanita (1) Bag in Box (1) Benefícios do CARVALHO (1) Benefícios do suco de UVA (1) Bento Gonçalves (1) Biodinâmico e Tradicional (1) Bomba a vácuo (1) Capital da uva e do vinho no Brasil (1) Características das Uvas (1) Carlos Cabral (1) Carlos Cabral e Formação dos atendentes (1) Carlos Cabral e Livro (1) Carlos Cabral em Fortaleza (1) Carlos Santanita em Fortaleza (1) CHAMPAGNE (1) Champagnes ou Espumantes? (1) Chateau d`Yquem (1) Cidade de Bento Gonçalves (1) Club des Sommeliers (1) Com Artur Azevedo e Carlos Santanita (1) Combinando comida e vinho (1) COMIDA e VINHO (1) Comidas regadas a vinho (1) Como conservar o vinho depois de aberto (1) Como identificar vinho do PORTO? (1) Como reciclar garrafas de vinhos vazias (1) Como se faz um Vinho Rosé? (1) Como se faz um VINHO TINTO? (1) Conceito de vinho e outras respostas (1) Conhecendo o Slow Food e o Slow Wine (1) Coquetéis a base de Vinhos ou Espumantes (1) Cozinhando com VINHOS (1) Curiosidades do VINHO (1) Decantar Vinhos (1) Decanter (1) Degustar vinhos da Argentina (1) Denominação de Origem Vinho do Porto (1) Deus do Vinho (1) dicas de livros sobre vinhos (1) Dicas de vinhos BRASILEIROS (1) Dicas de vinhos da Argentina para degustação (1) DICAS de vinhos do BRASIL para serem degustados (1) Dicas de vinhos do CHILE (1) Diferenças entre champanhes (1) Drinks com Vinhos (1) Drinks Sangria e Clericot (1) ENOTURISMO no BRASIL (1) Especial Sangria e Clericot (1) Espumante Maria Valduga (1) espumantes e frisantes (1) Espumantes no Pão de açúcar (1) Etiqueta do vinho (1) Expovinis 2011 (1) ExpoVinis 2011/TOP TEN (1) Feiras mundiais de vinhos e afins (1) Filmes e Livros sobre VINHOS (1) Filmes sobre VINHOS (1) Frases sobre Vinhos (1) Gastronomia e vinhos (1) Harmonizando Panetones e Vinhos (1) harmonizando Queijos e Vinhos (1) Harmonização de VINHO no Brigita (1) Idéias para reciclar garrafas de vinhos vazias (1) Importância das SAFRAS dos vinhos (1) JEAN PAUL GAUTIER e CHAMPAGNE PIPER-HEIDSIECK (1) Lista Wine Spectator 2010 (1) Livros sobre vinhos (1) Marcas de ÁGUAS famosas (1) Maria Ripardo e indicações na Revista VEJA (1) Maria Ripardo no jornal Diário do Nordeste (1) Maria Ripardo palestrando no IMPARH (1) Mitos sobre VINHOS (1) Movimento Slow Food (1) O que é um CHAMPAGNE? (1) O Tanoeiro e os barris (1) Onde fazer enoturismo no Brasil? (1) Origem do Ano Novo e do Brinde (1) Origem do vinho do PORTO (1) Perrier-Jouët (1) Piera Martellozzo Itália (1) Poesias e Vinhos (1) Porto Crusted (1) Porto Late Bottled Vintage (1) Porto Rosé(Poças Pink) (1) Porto Tawny e Ruby (1) Porto Vintage (1) Pra que serve um Decanter? (1) Pratos com Vinho (1) Produção de vinho tinto (1) Pão de Açucar e Atendentes de VINHOS(sommeliers) (1) Queijos e Vinhos (1) Quem é o sommelier? (1) Receitas Saudáveis da Sabor e Vida (1) Reciclando Garrafas de VINHOS (1) Reciclando Rolhas de VINHOS (1) Regiões vitivinícolas promissoras do mundo (1) Robert Parker (1) Rolhas (1) Rolhas de vinhos o que fazer com elas? (1) Rótulos (1) Rótulos de vinhos (1) Rótulos de VINHOS Criativos (2) Rótulos de vinhos diferentes (1) Salvaguarda (1) Salvaguarda do vinho brasileiro (1) Saúde (1) Slow Food (1) Sommelier Profissão Regulamentada (1) Suco de Uva (1) Sucos de Cabernet Sauvignon (1) Taças para VINHOS (1) Termos e jargões do mundo do vinho (1) Termos mais usados (1) Teste cego de VINHOS (1) Tipos de DEGUSTAÇÃO de VINHOS (1) Tipos de rolhas de vinhos (1) Tipos de UVAS (1) Uva e Vinho no Brasil (1) Vinho BRANCO (1) Vinho branco mais caro (1) Vinho Colheita Tardia (1) Vinho do Brasil (1) Vinho do Porto (1) VINHO do Porto e chocolates (1) Vinho e Chocolates (1) Vinho e Moda (1) Vinho e Saúde (1) Vinho e Saúde (Resveratrol) (1) Vinho e sexo (1) Vinho ICEWINE ou Vinho de Gelo (1) Vinho MADEIRA (1) Vinho Orgânico (1) Vinho sem Álcool (1) Vinho tinto e o desejo feminino (1) Vinhos (2) Vinhos de Vinícolas Renomadas (1) Vinhos australianos e AC/DC (1) Vinhos Bag in Box e Pet (1) Vinhos Brasileiros Premiados (1) Vinhos caros do Mundo (1) Vinhos CDS (1) Vinhos Club des Sommeliers e Pão de Açúcar (1) Vinhos Club des Sommeliers Reserva (1) Vinhos com nomes complicados dão mais dinheiro? (1) Vinhos da Argentina (1) Vinhos da ITÁLIA (regiões produtoras) (1) Vinhos da Nova Zelândia( Pão de Acúcar) (1) Vinhos da Patagônia (1) Vinhos de A a Z (1) Vinhos de SOBREMESA (1) Vinhos do BRASIL (2) Vinhos do CHILE (2) Vinhos do Chile para serem degustados (1) VINHOS do DÃO (1) Vinhos do PORTO e chocolates (1) Vinhos do URUGUAY (1) Vinhos Don Laurindo (1) Vinhos e celebridades (1) Vinhos e Cervejas no Pão de Acúcar (1) VINHOS E FILMES (1) Vinhos e panetones (1) Vinhos Fortificados (definição) (1) Vinhos Frisantes (2) Vinhos Gimenez Mendez e Viu Manent (1) Vinhos JEREZ (1) Vinhos KOSHER (1) Vinhos Luiz Argenta (1) Vinhos na CHINA (1) Vinhos na GRÉCIA (1) Vinhos Verdes (1) VINHOS VERDES degustação (1) Vinícola Peterlongo (1) Vinícola Salton (1) Vinícolas do Brasil (lista) (1) Vitis Viníferas (1) Wine Dinner com Malbec (1) Wine Dinner com Vinhos Franceses (1) Wine Dinner com vinhos italianos (1) Wine Dinner e Degustações Técnicas (1) Wine Dinner e Sushis e Espumantes (1) Wine Education e Degustações Técnicas de Vinhos (1) Wine Education e Harmonização (1) Wine List Argentina (1) Wine List BRASIL (1) Wine List Chile (1) Wine of the World (1) Winetag e Enoblogs na Expovinis (1) Água Gourmet (1) Águas Minerais de lUXO (1)

AddThis Smart Layers

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube
  • Wine

  • Se liga na hora

  • Músicas

    Send me your sounds